Duração: 10 dias
Professoras Alfabetizadoras: Gisele e Cleidiane
2º Ano
2º Ano
Justificativa: Desenvolver um trabalho com os alunos,
a fim de conservar os tipos de brinquedos e brincadeiras antigas,
possibilitando as crianças o conhecimento de que brincar não e apenas uso de
brinquedos prontos, e sim participar da construção do seu próprio brinquedo
interagindo assim com os colegas e familiares.
Brinquedos
são elementos tão presentes no nosso cotidiano e são muitas vezes usados com
recursos e instrumentos educativos. O uso dos brinquedos prontos e modernos tem
substituído à arte de construir artesanalmente esses objetos tirando muitas vezes
a fantasia, imaginação, e o ato de criar e brincar com sua própria criação. Pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao
seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em
que ela se encontra.
Objetivo Geral: Socializar brincadeiras que eram
realizadas no passado, resgatando valores, tornando as crianças mais solidárias
e participativas em seu círculo de brincadeiras e jogos.
Mostrando
assim a importância das regras e dos limites de cada um e proporcionar um entendimento
em relação à competitividade de forma sadia e prazerosa.
Objetivos Específicos:
Ø Promover a socialização e interação
afetiva entre os alunos.
Ø Confeccionar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar;
Ø Confeccionar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar;
Ø Reconhecer semelhanças e diferenças da
criança de hoje e de outros tempos;
Ø Identificar o cotidiano de uma criança
nos tempos atuais;
Ø Pesquisar com as crianças, quais
brincadeiras que mais gostam;
Ø Realizar pesquisas sobre as brincadeiras
antigas com familiares.
Ø Descobrir as principais manifestações
folclóricas em nosso país;
Ø Resgatar jogos, canções, danças de
rodas e brincadeiras de antigamente.
Ø Identificar e explorar diferentes
gêneros textuais.
Ø Levantar os conhecimentos prévios dos
alunos sobre as brincadeiras a serem trabalhadas.
Ø Desenvolver a escrita e oralidade dos
alunos.
Ø Conhecer, brincadeiras, músicas,
trava-língua do folclore brasileiro.
Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa, Matemática,
História, Geografia, Ciências, Educação Artística e Educação Física.
Metodologias:
Passo a passo
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Observações
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1º
momento:
A professora convidará uma pessoa da comunidade para que a mesma possa
relatar como foi sua infância e as brincadeiras e brinquedos de sua época.
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É interessante que a pessoa que for
convidada a dar o depoimento sobre sua infância seja uma pessoa “mais velha”,
para que possa ter mais relatos sobre o passado.
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2º
momento:
Neste momento serão apresentados aos alunos alguns brinquedos antigos
confeccionados pela professora (pé de cavalo de lata, bambolê, vai e vem...).
Após a apresentação dos brinquedos será lançada a ideia de conhecermos mais
sobre as brincadeiras e brinquedos antigos.
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A professora destacará que muitos dos
brinquedos de antigamente eram confeccionados pelas crianças, o que hoje não
acontece muito, devido a maioria deles serem eletrônicos e virem prontos.
Poderá ser abordada também a importância da
participação das crianças no processo de fabricação de brinquedos, uma vez
que poderão ser utilizados materiais diversos, podendo ser recicláveis.
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3º
momento:
Este momento será destinado a recolher informações dos alunos sobre o que
sabem sobre brincadeiras antigas, (caso um familiar já tenha mencionado
algo).
Os alunos poderão dizer que brincadeiras
antigas mais gostam. Já que ouvirão o depoimento de uma pessoa da comunidade
sobre os tipos de brincadeiras e brinquedos do passado.
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Este momento é interessante por que muitos
alunos talvez conheçam algumas brincadeiras e não sabem que as mesmas são
antigas. Assim, ao falarem algumas brincadeiras a professora poderá destacar
se são antigas ou não.
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4º
momento:
A professora organizará os alunos em um círculo ao centro da sala e
apresentará o livro “Turma da Mônica: Folclore Brasileiro” lendo para os
mesmos algumas brincadeiras e cantigas folclóricas que também são antigas,
onde os alunos poderão dizer se conhecem.
Será proposto aos alunos que realizem uma
pesquisa com familiares sobre as brincadeiras e brinquedos que eles
(familiares) utilizavam antigamente.
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O Livro utilizado para este momento se
encontra no acervo de livros “obras complementares do 1º ano”
A pesquisa que será realizada pelos alunos deverá
ser utilizada no dia seguinte. Uma vez que a mesma depende do relato de
familiares. Incentive os alunos a procurarem informações com: Avós, tios,
pais.
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5º
momento:
Com a pesquisa realizada, a professora irá montar um gráfico com os
resultados, observando o brinquedo e a brincadeira mais votada.
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Esse gráfico será confeccionado coletivamente
na lousa coletando as informações presentes nas pesquisas e fazendo perguntas
orais aos alunos Ex: Quantas pessoas escolheram peteca, bonecas de pano.etc.
Posteriormente será feita também a
interpretação oral do mesmo.
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6º
Momento
Construção de um texto
coletivo com base no gráfico realizado sobre as brincadeiras que as famílias
conhecem. Fazendo uma nova votação da brincadeira preferida pelas crianças.
Leitura coletiva
do texto.
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Será feito um, texto coletivo na lousa com
base nas pesquisas realizadas pelos alunos dos brinquedos e brincadeiras
antigas incluindo a preferida pelas crianças. Cada aluno deverá falar um
pouquinho e a professora irá escrever na lousa Um aluno será escolhido para
escrever o mesmo em uma folha a parte. Para ser incluído depois no livrinho
que será confeccionado por eles.
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7º
Momento
Entregar aos alunos páginas de um livrinho;
Propor a construção de um livrinho das
brincadeiras e brinquedos mais votados pelas famílias, onde cada aluno irá
construir uma página do livrinho com nomes, desenhos e regras das mesmas. As
folhas sem pauta contendo a descrição das brincadeiras serão utilizadas na
criação do mesmo. As páginas deverão ser ilustradas. Caso o número de
brincadeiras não seja suficiente para cada aluno, o professor pode incluir
outras, para que cada um possa descrever
uma brincadeira no papel, ou distribuir
tarefas de confecção do livro
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As folhas sem pauta contendo a descrição
das brincadeiras serão utilizadas na criação de um livro. As páginas deverão
ser ilustradas. Caso o número de brincadeiras não seja suficiente para cada
aluno, o professor pode incluir outras, para que cada um possa descrever uma
brincadeira no papel, ou distribuir tarefas de confecção do livro
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8º
Momento
Socializar as páginas do livrinho, onde
cada aluno irá fazer a apresentação de sua produção mostrando seu desenho e
fazendo a leitura das regras de sua brincadeira.
Montagem do livrinho com orientação e
auxilio da professora.
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Nesse momento será realizada uma roda de
leitura e oralidade onde cada aluno irá apresentar o seu trabalho, ou seja,
(páginas do livrinho) mostrando seus desenhos e lendo as regras do brinquedo
ou brincadeira para os demais colegas.
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9º
Momento
Solicitar aos alunos que tragam: materiais
reciclados sucatas, tampinhas e outro que serão usados na confecção dos
brinquedos antigos escolhidos pelos alunos.
Onde cada aluno Irá confeccionar um
brinquedo solicitado pela professora com base na confecção do livrinho.
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Os alunos serão destinados ao pátio onde
será realizada uma oficina de brinquedos, cada um confeccionara o seu
brinquedo com orientações da professora.
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10º
Momento
Levar os alunos para o pátio da escola onde
serão realizadas as brincadeiras antigas e para que os alunos possam brincar
com os brinquedos confeccionados por eles no momento anterior.
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Esse momento será livre para que os alunos
possam brincar com seus brinquedos e com os brinquedos confeccionados pelos outros
colegas.
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11º
Momento
Convidar
alunos das outras salas para observarem os brinquedos confeccionados pelos
alunos, se possível, brincarem com os mesmos onde os alunos do segundo ano
serão orientadores das brincadeiras.
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Momento
de descontração para os alunos da escola e apresentação do trabalho realizado
pelos alunos do 2º ano.
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12º
Momento
Montaremos
um cantinho para ser feita a exposição dos brinquedos confeccionados pelos
alunos para que ao logo do ano letivo eles possam manusear e brincar com os
mesmos.
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Será
escolhido um cantinho da sala para a exposição desses brinquedos e do livro
de brinquedos e brincadeiras antigas
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Avaliação:
Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividade propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto à incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.
Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividade propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto à incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Conhecendo os Animais
1º ANO
PROFESSORAS: HELIEUSA
DA SILVA AGUIAR
ÂNGELI
GRACIANE SILVEIRA SOUSA
Veja
como aproveitar as atividades de leitura e escrita desenvolvidas ao longo de
uma sequência didática sobre os animais para propor a reflexão sobre a escrita
Objetivos
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
- Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais.
- Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Ler para localizar informações
- Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.
Conteúdos
- Práticas de leitura e escrita.
- Sistema de escrita.
- Animais vertebrados e invertebrados.
Ano
1º
Tempo estimado
Dez aulas.
Material necessário
Prancheta, folhas de sulfite, lupas, lápis preto, borracha e pá de jardim.
Livros
Objetivos
- Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
- Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais.
- Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Ler para localizar informações
- Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.
Conteúdos
- Práticas de leitura e escrita.
- Sistema de escrita.
- Animais vertebrados e invertebrados.
Ano
1º
Tempo estimado
Dez aulas.
Material necessário
Prancheta, folhas de sulfite, lupas, lápis preto, borracha e pá de jardim.
Livros
ABC
dos animais de Renata Aragão Artiaga – acervo do 1º ano
Soltando
os bichos de Rosana Ferrão e Dylan Ralphes.
Quem
vai ficar com pêssego? De Yoon Ah-Hal Yang Hye- Won
Meu 1º Larousse dos Animais, 160 págs., Editora Larousse, Tel.: 11 3855-2290, 44,90 reais.
Ciência Hoje na Escola: Bichos - volume 2, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Org), Inst. Ciências Hoje, Tel.: 0800 7278 999, 39 reais.
Penas, peles, pêlos, escamas e outros revestimentos, de José Luis Pizzorno
Vespas: de vilãs a parceiras, de Fábio Prezoto, Simone Alves de Oliveira Cortes e André Carneiro Melo
Nina na Mata Atlântica, 36 págs., Nina Nazario, Ed. Oficina de Textos, Tel.: (11) 3085-7933, 26 reais.
Enciclopédias que contenham verbetes sobre animais.
Desenvolvimento
1ª ETAPA
Explique aos alunos que ao longo de dez aulas eles aprenderão
algumas semelhanças e diferenças que existem entre os animais. Para introduzir
o tema, mobilize o interesse deles com algumas perguntas, como por exemplo: Como
é formado o corpo dos animais? Em que eles se parecem e se diferenciam? Será
que todos têm quatro patas? Entregue à turma o livro Meu 1º Larousse dos
Animais ou outros livros e enciclopédias que estejam disponíveis na biblioteca
escolar. Peça que procurem informações sobre os animais que consideram comuns,
raros, diurnos, noturnos, domésticos, selvagens, pequenos e grandes. Quanto
maior a diversidade, melhores serão as possibilidades de agrupamentos e mais
ricas serão as discussões. Ao final da atividade, peça que comentem os animais
que encontraram.
Em seguida, faça uma apresentação oral para explicar como os seres
vivos podem ser classificados. Demonstre que há animais que possuem diferentes
formas de locomoção (caminham, voam, nadam e rastejam); de alimentação
(herbívoros, carnívoros e onívoros) e que alguns são ativos durante o dia e
outros à noite. Por último, explique que também é possível classificar os
animais quanto à presença ou não de esqueleto interno, ou seja, podem ser
vertebrados e invertebrados e que essa é uma diferença interna. Atente para que
os alunos atribuam o significado correto a cada termo novo apresentado. Depois
de expor, abra um espaço de discussão.
Sugira que seja feita uma síntese coletiva das ideias mais
importantes que foram expostas. Para isso, os alunos devem tomar nota dos
pontos principais com o objetivo de organizar e conservar a memória da
exposição. Explique que essa é uma maneira particular de escrever, em que não
precisamos colocar tudo o que foi dito, não se usa, necessariamente, uma linha
contínua e que é possível destacar apenas algumas palavras que remetem as
ideias centrais. Como provavelmente será a primeira vez que farão uma atividade
como essa, a tomada de notas deve ser coletiva, onde o professor serve de
escriba. Proponha algumas perguntas como: "O que pareceu importante sobre
o tema apresentado?". Enquanto eles respondem, escreva na lousa o que é
ditado. Faça intervenções para que compreendam a importância de tomar notas das
informações estudadas, como por exemplo: "Vocês estão dizendo que
alguns dos animais comem plantas. Durante a minha exposição foi dito como eles
são chamados, quem lembra qual foi a palavra que utilizei?"
2ª ETAPA
Entregue aos alunos diferentes enciclopédias e outros livros sobre
animais que a escola tenha em seu acervo. Peça que leiam os verbetes e observem
as imagens para identificar como é formado o corpo dos animais. Pergunte se
todos possuem cabeça, tronco e membros, quais possuem patas ou asas, se o corpo
é revestido por penas, pelos, plumas ou escamas, etc.
Aproveite o momento para explicar como funciona o índice da enciclopédia e de que forma ele ajuda a localizar o que procuramos. Para isso, exemplifique como utilizá-lo em outros livros que estejam à disposição da sala. Apresente diversos títulos que tenham diferentes tipos de índices: alfabéticos, temáticos, sumários com ou sem descrição dos conteúdos, índices com imagens, etc.
Distribua para cada um dos alunos cópias de parte de um índice ou de uma lista com nomes de animais que começam com uma mesma letra, como por exemplo, aranha, abelha, etc... Leia os nomes em uma ordem aleatória e não aponte para cada um deles enquanto lê. Peça que eles circulem um dos nomes. Enquanto as crianças respondem, acompanhe o trabalho dos grupos. Peça que eles compartilhem suas respostas. Faça intervenções adequadas à hipótese de escrita de cada aluno para que ele volte ao texto e se apoie nas letras para justificar suas escolhas. Eles avançam quando cada um socializa as respostas e os procedimentos utilizados.
Em seguida, forme grupos de três pessoas e peça que os alunos explorem os materiais de leitura, como enciclopédias ou o livro Nina na Mata Atlântica. O objetivo é folhear e interpretar ilustrações para encontrar informações específicas sobre o gambá.
Aproveite o momento para explicar como funciona o índice da enciclopédia e de que forma ele ajuda a localizar o que procuramos. Para isso, exemplifique como utilizá-lo em outros livros que estejam à disposição da sala. Apresente diversos títulos que tenham diferentes tipos de índices: alfabéticos, temáticos, sumários com ou sem descrição dos conteúdos, índices com imagens, etc.
Distribua para cada um dos alunos cópias de parte de um índice ou de uma lista com nomes de animais que começam com uma mesma letra, como por exemplo, aranha, abelha, etc... Leia os nomes em uma ordem aleatória e não aponte para cada um deles enquanto lê. Peça que eles circulem um dos nomes. Enquanto as crianças respondem, acompanhe o trabalho dos grupos. Peça que eles compartilhem suas respostas. Faça intervenções adequadas à hipótese de escrita de cada aluno para que ele volte ao texto e se apoie nas letras para justificar suas escolhas. Eles avançam quando cada um socializa as respostas e os procedimentos utilizados.
Em seguida, forme grupos de três pessoas e peça que os alunos explorem os materiais de leitura, como enciclopédias ou o livro Nina na Mata Atlântica. O objetivo é folhear e interpretar ilustrações para encontrar informações específicas sobre o gambá.
Durante a leitura exploratória, faça algumas intervenções: Peça
que marquem com um papel a página em que há informações que estamos procurando.
Pergunte por que acham que esta página pode oferecer informações sobre o corpo
dos gambás? Como encontrou essas informações? Pelas imagens? Solicite que
leiam em voz alta para confirmar a informação encontrada. Depois de os grupos
selecionarem os materiais e as respectivas páginas, solicite que compartilhem
os resultados da leitura exploratória.
3ª ETAPA
Proponha que, em duplas, os alunos façam as legendas para algumas
imagens dos animais estudados, como o gambá e o jabuti. Entregue a cada dupla
uma folha com a atividade. Peça para eles escreverem o nome das partes do corpo
indicadas com setas e também citarem algumas de suas características. Como
modelo, escreva em uma das setas que está no desenho do jabuti: o casco serve
para proteger o jabuti dos seus predadores.
Convide-os a escrever da melhor forma que puderem, com os conhecimentos de que dispõem. Para ajudá-los a resolver as dúvidas que surgirem, deixe ao alcance de todos as letras do alfabeto, uma lista com os nomes dos alunos da classe, fichas com as anotações sobre os animais estudados, calendários de aniversário e livros.
Convide-os a escrever da melhor forma que puderem, com os conhecimentos de que dispõem. Para ajudá-los a resolver as dúvidas que surgirem, deixe ao alcance de todos as letras do alfabeto, uma lista com os nomes dos alunos da classe, fichas com as anotações sobre os animais estudados, calendários de aniversário e livros.
Para as crianças que não leem convencionalmente, mas que já
conhecem o valor sonoro convencional das letras selecione uma página com uma
informação específica, como por exemplo, as partes do corpo do jabuti. Leia
para o grupo o título desta página e comente o que as imagens revelam. Depois
proponha que busquem onde está escrito patas dianteiras nesta página. Para
encontrar essa informação e resolver esse problema de leitura, as crianças que
ainda não leem convencionalmente, irão lançar mão da disposição gráfica do
texto, dos índices qualitativos, do valor sonoro convencional que conhecem.
Portanto, colocarão em jogo tudo o que sabem sobre o sistema de escrita para
descobrir o que não sabem.
Enquanto as crianças escrevem, supervisione os grupos, intervindo
para que foquem sua atenção no conteúdo que precisam escrever: Isto é uma
pata ou uma cauda? Os gambás têm dentes? Como se chama essa parte mais dura do
jabuti? Ou Como são chamadas as patas da frente? Nesse momento, o foco da
reflexão está no que escrever, por isso, é importante registrar como cada um
dos alunos escreveu cada palavra, quais são as reflexões que fizeram sobre o
sistema de escrita para que, em uma próxima atividade, possa considerar esses
saberes para ajustar melhor o desafio da proposta e das intervenções.
4ª ETAPA
À medida que avançam, escreva junto com as crianças um quadro para
organizar as informações pesquisadas nos livros e enciclopédias. A intenção é
registrar as informações obtidas na etapa anterior, compará-las e chegar a
algumas generalizações sobre as características dos animais estudados. Depois
de finalizado, faça uma cópia da tabela deixando intencionalmente algumas
colunas vazias para que os alunos completem com os dados correspondentes.
Animal
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Partes do corpo
|
Tipo e quantidade de membros
|
Tipo de revestimento
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Gambá
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Patas
Orelhas Olhos brilhantes Cauda longa Peludo Dentes afiados Bolsa na barriga |
2 patas dianteiras e 2
patas traseiras
|
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Sabiá
|
Penas
Patas Bico Olhos Pescoço Cauda |
Penas
|
Em seguida, organize a turma em duplas produtivas, ou seja, reúna
alunos com escrita silábica, que já fazem uso do valor sonoro convencional das
letras com estudantes com escrita silábica que fazem pouco ou nenhum uso do
valor sonoro, com outros de escrita silábico-alfabética ou de escrita pré-silábica.
É importante que os aqueles com escrita pré-silábica não sejam agrupados entre
si para realizarem esse tipo de atividade: para eles, é importante a interação
com alunos que já construíram a compreensão de que a escrita representa a fala
- o que eles ainda estão em processo de compreender.
Circule pela sala. Faça intervenções específicas para que eles
voltem aos textos para responder. Além disso, pergunte se os alunos de cada
dupla concordam com a maneira que escreveram. Peça que leiam e justifiquem suas
respostas. Por último, realize a revisão coletiva solicitando que cada um
apresente suas produções para toda sala.
5ª ETAPA
Proponha à turma um trabalho de investigação: uma saída a campo
para investigar os animais que vivem no jardim da escola ou numa praça próxima.
Defina com os alunos os materiais necessários, os animais que serão
pesquisados, onde e quais características observar e como tomar notas. Feito
isso, forme grupos de três pessoas e explique que cada criança deverá fazer seu
próprio registro.
Todos precisam escrever o nome do animal que irão observar e
informações como número de patas e como o corpo é revestido. É muito importante
conversar sobre que animais esperam encontrar, pois isso prepara o olhar dos
alunos para as observações.
Depois que o grupo retornar do estudo de campo, organize as
crianças nos mesmos grupos e oriente a próxima atividade: ler e compartilhar as
anotações que fizeram com os colegas. Peça que verifiquem se escreveram o nome
do animal observado, se colocaram a quantidade de patas, se têm asas, como é o
revestimento da pele e outras informações que tenham registrado. Enquanto cada
grupo estiver contando para todos o que observou, organize as informações na
lousa.
Nesse momento, as crianças podem compartilhar e completar suas
informações em grupos menores. Interaja com os grupos para que possam avançar
na prática de fazer anotações.
Enquanto revisam suas anotações e confrontam com as anotações dos colegas, elas colocam em jogo diversas práticas de leitura e escrita: ler e ouvir as anotações do grupo, comparam os dados registrados em suas anotações e nas dos outros; participam de discussões sobre quais informação convém deixar ou tirar no texto, completar de maneira pertinente as próprias anotações com as informações recebidas pelos colegas.
Enquanto revisam suas anotações e confrontam com as anotações dos colegas, elas colocam em jogo diversas práticas de leitura e escrita: ler e ouvir as anotações do grupo, comparam os dados registrados em suas anotações e nas dos outros; participam de discussões sobre quais informação convém deixar ou tirar no texto, completar de maneira pertinente as próprias anotações com as informações recebidas pelos colegas.
6ª ETAPA
Selecione alguns textos considerados mais difíceis sobre animais
invertebrados, como por exemplo Vespas: de vilãs a parceiras. O objetivo
é ampliar as informações dos alunos sobre os insetos, que são animais
invertebrados e aproximá-los de um material informativo de divulgação
científica, concebido para um destinatário geral, seja jovem ou adulto.
Antes ler iniciar a leitura, comente como e onde encontrou o
material. Depois da leitura, pergunte aos alunos se compreenderam o que foi
lido. Explique quais características as vespas possuem e que explica a sua
inclusão na categoria dos insetos. Ajude-os a estabelecerem relações entre o
que foi lido e o que já sabem sobre os animais; releia fragmentos para confirmar
ou rejeitar interpretações e para relacionar ideias no texto.
Para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades de alguns
invertebrados, trabalhe com a turma o capítulo do livro Ciência Hoje na
Escola: Bichos que fala sobre as aranhas e insetos comumente encontrados
próximos às casas. Discuta com os alunos os critérios para incluí-los no quadro
de invertebrados e analisar essa categoria.
Nesse momento, alterne as situações em que as crianças seguem a
leitura feita pelo professor e as que leem por si mesmas. Quando a leitura é
feita pelo professor, cada criança deve ter uma cópia do texto em mãos para
poder acompanhar a leitura. Nessa situação espera-se que os alunos avancem na
compreensão de que os invertebrados também são animais, identificando
semelhanças e diferenças com os vertebrados, ao mesmo tempo em que interagem
com a linguagem escrita desses textos.
7ª ETAPA
Proponha à turma a produção de um texto coletivo sobre as semelhanças e diferenças entre os invertebrados e vertebrados, e o que permite incluí-los no grupo dos animais. Certamente os alunos levantarão características como tamanho, tipo de alimentação e tipo de locomoção. Esse é o momento de ressaltar que o principal critério para separar esses dois grupos de animais é a presença de esqueleto, que é uma característica interna.
Os alunos terão o desafio de compor o texto, de tomar as decisões
sobre o que escrever e como organizar a linguagem escrita. Portanto, o papel
dos distantes não é apenas dar ideias, mas transformar as ideias em texto, isto
é, textualizar, saber como transformar o que ele aprendeu sobre os animais em
linguagem escrita.
Durante a produção coletiva faça intervenções no sentido de
mobilizar os comportamentos escritores e compartilhar as etapas do processo de escrita,
como por exemplo: antecipar o conteúdo que se quer comunicar, discutir as
diversas formas de expressar as ideias e de textualizá-las, revisar o escrito
tanto durante a textualização como depois de terminar a escrita.
Avaliação
Ao longo da sequência observe a participação dos alunos, o quanto ampliaram o seu repertório sobre diferentes tipos de animais, note se são capazes de agrupá-los de acordo com os critérios trabalhados. Verifique também se empregam corretamente os novos termos apresentados.
Analise o quanto cada aluno avançou em relação ao conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional. Ao longo da sequência avalie também o desenvolvimento do comportamento leitor e escritor durante as atividades de leitura e escrita.
Sequência didática
Produção e leitura de contos
Escola
Municipal José Ribeiro da Cruz
Fazenda:
Umbuzeiro
Professora: Silviane David
Orientadora de Estudo: Fátima
Justificativa:
Percebendo a importância de colaborar para que
o aluno leia e produza com domínio os
diferentes tipos de contos e compreenda a leitura e a produção em seus diversos
objetivos, proponho um trabalho de produção e leitura ,a fim de que os
alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura e produção de contos, e tenham
um maior acesso à diferentes tipos de contos, especialmente, contos de fada.
Objetivos
v
Aprendizagem
dos alunos,
v
Aproximar-se
da linguagem que se escreve,
v
Produzir
um conto,
v
Ampliar
o repertório literário,
v
Estabelecer
as diferenças entre os contos lidos e os escritos,
v
Desenvolver
o gosto pela leitura, o domínio da expressão escrita na esfera literária.
Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Artística e Educação Física.
Público alvo
Alunos
do 1º,2º,3º e 4º ano (multisseriada).
Tempo Estimado
Quatro aulas
Material necessário
Tempo Estimado
Quatro aulas
Material necessário
Papel,
lápis e borracha,
Livros de contos diversos.
Livros de contos diversos.
Desenvolvimento
1ª aula.
1ª aula.
Faça a disposição dos alunos em
círculo no chão e distribua diversos livros de contos no centro. Apresente a
atividade: em três aulas serão lidos contos sobre diferentes temas. Esclareça
que a intenção é transportá-los para essas realidades. Inicie lendo em voz alta
- selecione um texto com assuntos instigantes, que mostre, por exemplo, terras
distantes e exóticas. Instigue os alunos a fazerem comentários e socializar
suas impressões. Comente que os livros do centro da roda têm contos de vários
tipos e que todos podem escolher um exemplar para ler durante a semana e
comentar na próxima roda.
2ª aula
Leia um conto diferente do apresentado
na etapa anterior e que desperte a curiosidade e a expectativa das crianças.
Investigue o que elas acharam. Qual é o papel de cada personagem? Onde se passa
a história? O que parece mais diferente ou curioso naquele local? Em seguida,
instigue a troca de comentários sobre os contos lidos em casa. Ajude os alunos
a formar uma linha de raciocínio para contar a história aos demais, não
comentando o fim do conto. Assim, quem
ficar interessado pode ler o mesmo livro. Entre as falas dos alunos, pergunte
se o conto era parecido com outro. Ao final, informe aos alunos que na aula
seguinte cada um deverá produzir um conto.
3ª
aula
Proponha aos alunos que eles escrevam
um conto tendo como inspiração um fato que tenha ocorrido com ele ou com alguma
pessoa que ela conheça: uma festa, uma viagem, as férias, um “mico” que pagou,
uma briga ou uma grande vitória. Oriente
os alunos a respeitarem a estrutura do gênero conto, de escrever as palavras
corretamente, pesquisando no dicionário em caso de dúvida, de dar um título
para a história, de fazer parágrafos e
de pontuar as frases adequadamente. Por último sugira que cada aluno
ilustre a sua história, de acordo com a temática escolhida por ele.
4ª aula
A quarta aula é destinada à análise
linguística visando trabalhar as seguintes categorias: substantivo, artigo,
sujeito simples, entre outros fundamentais à análise linguística, a partir do
conceito de personagem.
Avaliação
A avaliação se dará em cada etapa do
processo de criação dos contos. O professor acompanhará os alunos nas
atividades cotidianas, reforçando a realização da observação e análise dos
elementos linguísticos produzidos nos contos, estabelecendo relações entre
eles.
REFERÊNCIAS
KAUFMAM,
Ana Maria e M. Elena Rodriguez. Escola,
leitura e produção de textos. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1995.
MATA,
Francisco Salvador. Como Prevenir as
Dificuldades na Expressão Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
Projeto de Leitura
Escola
Joana Angélica
Três
Paus - Mortugaba
Multisseriada
Este projeto nasceu da necessidade de transformar a
escola num espaço de leitores e com leitores envolvendo todos na busca de
estratégias que tornem a leitura um ato prazeroso. Aprender a ler de forma
competente é muito mais que decifrar mensagens; trata-se de procurar um sentido
e questionar algo escrito a partir de uma realidade. Para isso, são colocadas
em prática estratégias de leitura que auxiliam os alunos a interpretar e
compreender os textos lidos de forma autônoma. O professor deve estar
consciente desses processos para auxiliar seus alunos na construção do
conhecimento, formando competentes leitores e escritores. Para se construir
tais competências, a escola deve unir-se em função da LEITURA para aquisição da
escrita. A escola deve ser esta ponte entre leitura e leitor, pois não se
ensina uma criança a ler: é ela que se ensina a ler partindo da ajuda de todos.
Cada aluno possui seus próprios processos, suas etapas, seus obstáculos. Nessa
perspectiva cabe ao professor fazer com que a vida da aula proporcione à
criança situações de leituras constantemente.
Justificativa
Percebendo
a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes
gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponho um trabalho
de incentivo à leitura durante todo o decorrer do ano letivo; a fim de que os
alunos conheçam os diferentes objetivos da leitura, tendo um maior acesso à
diferentes portadores de texto, e que desenvolvam a compreensão e gosto pela
mesma.
Objetivo Geral
O projeto tem por objetivo desenvolver
atividades de incentivo à leitura envolvendo os professores e alunos,
apresentando de forma criativa, dinâmica e prazerosa o mundo literário. Dessa
maneira, esperamos desenvolver habilidades de leitura e escrita e ampliar o
conhecimento por meio da leitura e compreensão. Despertar, incentivar e
promover a leitura no âmbito escolar é dever de todos e é função da escola
fazer desta prática um ato constante.
Público Envolvido
- Alunos do 1º, 2º,
3º, 4º, 5º ano turma multisseriada
- Pais
- Comunidade
Objetivos Específicos
· Promover oficinas de leitura a fim de incentivar os
educandos a prática da leitura em sala de aula;
· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da
leitura como prioridade no processo de aprendizagem.
· Desenvolver estratégias que viabilizem a aquisição
da leitura;
· Incrementar a leitura no âmbito escolar.
· Estimular o educando à produção de textos.
·
Desenvolver a
oralidade, leitura e produção textual.
·
Despertar
e incentivar o interesse pela leitura, tornando um prazeroso.
·
Aproximar o
aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam
manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração,
manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências
e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
·
Enriquecer o
vocabulário.
·
Desenvolver
as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
·
Compreender
a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica,
reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
·
Auxiliar o educando no processo de constituição da
sua identidade e na formação de valores próprios.
·
Contribuir para a formação de leitores autônomos e
competentes;
·
Incentivar a leitura e o contato com os livros
desde cedo;
·
Possibilitar a integração dos pais com os
filhos, através do projeto de leitura, para que se torne um âmbito familiar.
·
Proporcionar momentos de leitura
diversificados envolvendo a musica.
Procedimentos Metodológicos
·
Criação e/ou manutenção do cantinho da leitura;
·
Leitura sala de aula, em grupo e/ou individual;
·
Leitura
dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
·
Produção de
cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
·
Produção de murais para divulgação dos livros lidos
pelos alunos (Propaganda da leitura);
·
Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas,
crônicas, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
·
Roda de Leituras diariamente.
·
Leitura Dramatizada; onde os alunos sejam os
personagens;
·
Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo
aluno);
·
Contação de histórias por parentes e amigos;
·
Hora da família na escola (Maleta viajante)
·
Jogos de leitura;
·
Relato do livro para os amigos, onde dará sua
opinião sobre a leitura.
·
Confecção de livros e escrita de história,
ilustrações sobre a mesma com autoria dos educandos.
·
Rodas de leitura em árvore, pátio da escola,
proporcionando uma a leitura em um ambiente agradável.
·
Produção textual através de figuras e/ou
desenhos;
·
Ilustração de textos,
·
Criação de poemas, versos e rimas.
· Continuar
a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
· Elaborar
um novo final, diferente do original;
· Analisar
as características das personagens na história.
· Fazer
rodinha com as crianças para discutir, trocar idéias sobre fatos e
acontecimentos da história que acabou de ser contada;
Culminância
A
culminância poderá ser feita ao final do ano letivo, com a presença dos pais
dos alunos e pessoas da comunidade.
·
A turma deverá fazer a escolha de um dos
livros apreciados durante o projeto e/ou ano letivo e fazer uma dramatização
envolvendo toda a turma.
·
Organização do cantinho da leitura com fotos
dos diversos momentos da turma durante o projeto.
·
Apresentação de histórias pelos pais
Recursos
Livros diversos
Som e CD,
Jornais e revistas,
Som e CD,
Jornais e revistas,
Jogos,
Textos didáticos; etc.
Textos didáticos; etc.
Avaliação
A avaliação será realizada durante todo o ano
letivo, através da observação feita pela professora.
Adorei as sequencias. parabens a todos os professores e a equipe de fomação!!
ResponderExcluirMuito valiosa essa ideia das Sequências Didáticas, parabéns pelo trabalho desempenhado!!!!!
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